ECOnsciêNcia em tranSformAÇãO

13 02 2012

CaSatieRRa e Econsciência esquentam os preparativos para o curso de bioconstrução no carnaval.

Para quem conhece o espaço Econsciência, no Morro São Pedro, zona rural de Porto Alegre, vai se surpreender com as transformações das últimas semanas. O terreno em torno da cabana foi recortado para receber contenções, patamares, caminhos, laguinho, canal de infiltração das águas cinzas, que juntos se transformarão numa das áreas de produção agroecológica do Econsciência. O espaço terá agora também, uma nova área de camping, além da construção de uma estrutura externa, que acolherá dois chuveiros e um banheiro seco, onde serão realizadas muitas das práticas de bioconstrução.

preparação para o curso de bioconstrução no carnaval

transfORmAçÃO no econsciência

 

O cURso de BIOconstRUçãO desse ano vai debater e praticar técnicas de banheiro seco, tratamento de águas cinzas e laguinho; construção de patamares, caminhos, drenagens e muro de arrimo; paredes de pau-a-pique, taipa de pilão, tripa de pano e tijolo cru. Também vamos trabalhar com rebocos de cal, de terra, tintas naturais e mosaicos.

Há vários anos o casatierra e econsciência vem trabalhando para a criação de assentamentos humanos mais sustentáveis, nos espaços urbanos e rurais. O projeto que vem sendo construído no econsciência pretende aperfeiçoá-lo como espaço de educação e de prática. Um espaço realmente pedagógico, onde diversas técnicas podem ser conhecidas e difundidas.

No curso de bioconstrução desse ano vamos materializar mais uma etapa desse projeto. O banheiro seco é uma proposta que agrega diversas demandas e técnicas, que podem servir de modelo a outras propriedades da região. Nele, haverá compostagem dos resíduos sólidos e tratamento das águas cinzas para a utilização na propriedade. É uma forma de saneamento simples e seguro para evitar a contaminação das nascentes.  O aquecimento da água dos chuveiros será feito através de uma caldeira. Nas paredes, praticadas diversas técnicas de construção e acabamento com terra.

preparação para o curso

 

Para o CaSatieRRa a bioconstrução é entendida como forma de integração de comunidades e seu ambiente. Muito mais que uma construção, uma imagem ou uma técnica, o que importa são as relações que são geradas e os significados das construções para quem projeta, constrói e usa. Sendo assim, a autonomia é um de seus princípios.

Para nós, é fundamental que a bioconstrução seja vista integrada à agroecologia, tendo esta como conceito maior. Cada vez mais, o “verde” vem sendo mercantilizado, como uma falsa solução, que só reinventa o capitalismo. Justamente por isso é que consideramos que a bioconstrução deve ser muito mais do que a busca por soluções técnicas, entrando assim no campo da política e das transformações sociais.

O carnaval será um feriado de muito trabalho, trocas e diversão, num cenário privilegiado da capital gaúcha – em meio à mata atlântica e muita gente bacana!

PaRTIcipe!

Anúncios

Ações

Information

2 responses

13 02 2012
Mariana

Nossa o Ecosciencia desse ano sera imperdivel, gostaria muito de participar seria uma experiencia in loco para formação do meu TFG, mas não vai da, os preços das passagens estao carissimas. Tenho uma sugestão, que tal abrirem uma nova turma na semana santa. É uma grande oportunidade de tempo e de aprendizado. Abraço!

19 07 2012
Klaus

Bah, mas tem até uma casa de pedras, demais!!!
😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: