cURso de BiOconstruÇão

11 03 2011

O CaSaTieRRa e o Econsciência realizaram neste feriado de carnaval, o cURso de BIOconstruÇão, na Zona Rural de Porto Alegre. A grande procura esgotou rapidamente as 20 vagas disponíveis. O  local da maior parte das atividades foi o Espaço de Conservação Econsciência, no Morro São Pedro.

Ano passado a equipe realizou diversos mutirões e percebeu que havia grande demanda para a realização de um curso de bioconstrução na Região Metropolitana.  Diferente de um mutirão, onde o principal compromisso é a solidariedade e o trabalho, os cursos têm um forte compromisso pedagógico com os educandos. Nesta edição foram apresentadas técnicas bastante utilizadas no trabalho com os movimentos sociais.

sistema de saneamento ecológico

A bioconstrução não dialoga com a verdade única. Alcançar a tecnologia apropriada para determinado espaço não significa apenas dominar a técnica. Cada lugar é um novo contexto, para qual o conhecimento deve ser novamente adaptado.

O curso fortalece a parceria do CaSaTieRRa com o Econsciência e também com o movimento em defesa da zona rural de Porto Alegre. A escolha dos espaços e das técnicas apresentadas aos educandos é uma ação política e tem relação com a construção coletiva de cidades mais sustentáveis. No meio urbano conhecemos a experiência dos Amigos da Terra Brasil, no Espaço CasaNAT, que demonstram possibilidades de viver melhor na cidade.

Durante quatro dias, os educandos puderam praticar diversas técnicas de bioconstrução. O trabalho proposto foi forte. O grupo demonstrou mais força ainda! O curso foi marcado pela ativa participação das mulheres.

Paredes da cisterna em preenchimento

 

leito de evapotranspiração

O grupo também exercitou técnicas de construção e acabamentos em terra, reboco com cal, tintas naturais e mosaico de azulejos.

paredes de mosaico & arte

O curso encerrou no 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no sítio Capororoca – espaço de agroecologia, com trabalho de referência no uso das PANCS (plantas alimentícias não-convencionais) –  com a construção e montagem de um forno de tijolos e barro, um fogão a lenha de alta eficiência e uma serpentina para aquecimento d’água.

cabeça-forno

A qualidade crítica e o envolvimento dos educandos marcaram o curso. Houve debate e relatos sobre a experiência sofrida pela pressão da indústria da construção civil sobre o território e as comunidades, sendo fortemente questionadas as falsas soluções apresentadas pelo mercado.

O cuRSo de BIOconstruÇão ampliou suas fronteiras para além do público portoalegrense com participantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior do estado.

Agradecemos a confiança!

Acompanhe nossa caminhada pelo blog.

arte com tintas naturais

Visite a galeria do curso http://www.flickr.com/photos/60468316@N05/sets/

casatierra.poa@gmail.com

Rua Fernando Machado, 464 – Centro – Porto Alegre

Links:

www.econsciencia.org.br

www.sitiocapororoca.com

www.cinturaoverde.org.br

www.caminhosrurais.tur.br

www.amigosdaterrabrasil.org.br

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: